Quadros DIY

Oi gente,

Mudei recentemente e estava planejando modificar dois quadros 30 x 30 que eu tinha em casa. Na verdade não gostava muito da gravura dele, mas foram dados com tanto carinho. Que ficavam pendurados em uma das minhas paredes e sempre que eu os via lembrava da pessoa linda que me presenteou.

Mas, nessa última mudança decidi reformar os quadros e para quem não sabe, trabalhei uns dois anos em uma molduraria, e aprendi umas coisinhas, mas fazia muito tempo que eu não desmontava e montava um quadro.

Mas é super simples. Você vai precisar de um estilete, mas faca de cozinha resolve, um alicate, martelo, paninho limpo, jornal, tinta spraycola e fita adesiva.

1Passo: Coloque o quadro em uma superfície lisa e forrada com um pado.

2Passo: Coloque o quadro já existente com a frente para baixo. Quando fizer isso vc verá que na parte de traz do quadro tem uma fita adesiva cor de madeira. Passe o estilete sem fazer força e você vai sentir uma parte que afunda. Passe o estilete nos quatro lados, nesse momento você irá cortar a fita e sentir onde estão os pregos.

3Passo: Tire os pregos com o alicate, (guarde esses pregos, pois vamos utilizar-los novamente) com cuidado, pois se o seu quadro tiver vidro, como o meu tinha, todo cuidado é pouco para evitar que ele quebre.

4Passo: Desmonte o quadro. Tire a madeira, que está na parte de traz do quadro, normalmente é um MDF, a gravura existente pode está colada nesse MDF ou solta. Mas isso não é relevante.

5Passo: Retire o vidro e reserve em local seguro, bem como os MDF’s

6Passo: Forre o chão com um papelão ou jornal para não fazer sujeira e pinte as molduras da cor que você achar mais adequada, eu escolhi preto, pois combinava com as gravuras e com o ambiente onde elas ficarão. Pinte uma vez toda a superfície, espere 10 minutos e dê outra demão da pintura e reserve, deixe secando por 24 horas.

7Passo: Molduras pintadas e sequinhas, hora de montar seu quadro. Pegue a cola, o MDF e a gravura da sua escolha. Passe a cola no MDF e depois coloque a sua gravura, use o paninho para retirar qualquer possível bolha.

8Passo: Com o mesmo paninho limpe os vidros

9Passo: Pegue as molduras, coloque sobre a superfície plana, sempre lembrando de forrar com um tecido, coloque primeiramente o vidro, seguido da gravura que está colada no MDF (observe se a gravura está do lado que você deseja, tendo como referencia o fixador da parede). Hora de usar os pregos que você retirou no inicio, e coloque mais ou menos no mesmo local que você retirou, nesse momento você utiliza o martelo, batidas suaves, sempre lembrando do vidro. E finaliza colocando a fita adesiva para dá o acabamento e cobrir os pregos.

Depois é só pregar na parede.

IMG_20170306_203404913
ANTES
IMG_20170307_073837584
DEPOIS

OBS: Minhas gravuras eu escolhi no Pinterest e pedi para minha prima, ajustar as medidas e imprimir em um papel grosso. Pedi para ela, pois a mesma trabalho com MKT Digital e impressões, logos, essas coisas. @studio227criando